segunda-feira, 28 de maio de 2012

6 em 6

A F1 nunca foi tão disputada, pela primeira vez 6 pilotos ganham as 6 primeiras corridas no ano em 5 construtoras diferentes (Button, Alonso, Rosberg, Vettel e Maldonado ganharam como pilotos nos Gps da Austrália, Malásia , China, Espanha, Bahrein e Mônaco pelas construtoras Red Bull duas vezes, Ferrari, McLaren e Mercedes)
Após um ano tecnicamente baixo com Vettel dominando tudo quebrando records e só dando espaço a briga pelo vice campeonato, a Fórmula 1 renasce com um ano quente, totalmente imparcial e sem sombra de dúvidas o melhor início de ano nos últimos 10 anos, mas o que faz desta temporada tão disputada?

CARROS MAIS IGUAIS
A McLaren inovou a poucos anos atrás com um sistema que utilizava o valor gerado pelas freadas  armazenados que impulssionava o carro e lhe dava mais velocidade de reta, após muita conversa todos tinham o KERS nas mãos e o botãozinho tava lá no volante.
A aerodinâmica da Red Bull pode ser apontada como um dos elementos que ajudaram Vettel na escalada ao bi-campeonato, um carro veloz na reta e perfeito nas curvas, parecia impossível mas os engenheiros conseguiram um sistema impecável sem erros em 2011.
Pois bem, em 2012 todos tem o KERS e a asa móvel que dão de 10 a 15 km/h de velocidade em reta, o suficiente para uma ultrapassagem bem sucedida. Cada um mexe aqui ali mas no geral os carros são basicamente os mesmos, isso ajuda no dinamismo da corrida.

A VOLTA DE GIGANTES
McLaren, Ferrari e RBR, 3 construtoras e 6 carros, isso foi por algum tempo a Fórmula 1 mesmo que outros carros também interagissem claro e influensiassem no campeonato estas eram as "poderosas" que chagavam no grid de largada para vencer. Este ano é diferente, são todos os carros, menos as 3 marcas "abaixo da média",que  brigam pelo título, Ferrari, RBR, McLaren a     Mercedes voltando a influenciar com Niko Rosberg já com uma vitória e sempre chegando bem,foi  vice em Mônaco, e com Schumacher ainda uma icognita,Lotus com o bom corredor Roman Grosjean e o campeão Kimi Raikonem não foram bem em Mônaco mas que já tem 2os e 3os lugares, Williams que desde que abandonou o motor antigo para os Renault teve um ganho incrível em rendimento com Pastor Maldonado que já ganhou uma na Espanha e Bruno Senna com um 7° e o 6° lugar, a Sauber que já teve um 2° lugar com Perez que é muito veloz e Kobayashi que é veloz e arrojado e que não se intimida com os grandes, e a Force India que com Paul di Resta e Ricchardo se posicionam entre os 10 e em pistas de alta como Spa e Monza prometem.
Viu como os carros estão em posições bem juntas e é fácil lembrar das conquistas, em Mônaco a diferença entre o líder Webber e o 6° Hamilton foi de 6 segundos.

GRANDES PILOTOS
Fernando Alonso bi-campeão, Sebastian Vettel bi-campeão, Michael Schumacher "lenda", Louis Hamilton campeão, Janson Button campeão, Kimi Raikonem campeão, Felipe Massa vice-campeão, Bruno Senna promessa da Gp2, Roman Grosjean promessa da Gp2, Mark Webber 3° colocado e grande piloto, Niko Rosberg muito bom piloto e tem muito futuro.
Tanta gente boa, tantos títulos e conquistas, sem falar nos "novatos" Maldonado, Perez e Kobayashi.

PNEUS
A Pirelli fabricante dos pneus da F1 talvez não imaginasse o quanto iria influenciar nas corridas em geral, os pneus "desgastáveis" dão sempre um toque a mais na corrida, Vettel fez 42 voltas em Mônaco e já fizeram 11 voltas em algumas corridas. A estrátegia com os pneus também é importante, começar com o pneu duro e demorar mais na pista para depois usar o macio e correr muito e vice versa, se chove ou não chove...vai de intermediário. Sem falar no pit-stop que cada vez são mais rápidos, 3.5 pode ser normal mas 4.0 (segundos) podem destruir uma corrida.

Esta matéria citou apenas alguns elementos que tornam a F1 ainda mais disputada, sem falar que esta marca dos pilotos pode ser ainda aumentada porque alguns grandes pilotos como Hamilton, Massa, Grosjean e Raikonem ainda não ganharam, é amigo, é assistir todas as corridas e não perder esta F1 2012.


0 comentários:

Postar um comentário